Fork me on GitHub

Sobre o GBzando


GBzando?

O termo surgiu de uma brincadeira entre alunos de Engenharia de Computação do IME/RJ, uma faculdade de engenharia situada no Rio de Janeiro. Inicialmente, crieou-se a palavra GB, que é basicamente um termo para o nerd de computação. Desta palavra, surgiu o "verbo" gbzar, de onde vem o GBzando.

Assim, sempre que sobrar um tempinho, eu vou reservar um tempo para ficar GBzando, bolando experiências práticas, gerando códigos, narrando o passo-a-passo da resolução de um problema, dentre outras coisas, para depois postar isso neste blog.

O blog

O blog GBzando surgiu com o intuito de divulgar conhecimento, mas com uma proposta diferente: ser prático, mas passar o conhecimento de forma embasada, sem chutes.

A internet possui muito material bom para aprendizagem. Entretanto, parte dos meteriais que encontramos na internet são teóricos demais, outros são práticos mas não explicam o porque que as coisas funcionam, e outros não resolvem problemas úteis no dia-a-dia.

A ideia do GBzando é abordar problemas do dia-a-dia ou explicar conceitos, mas abordando-os de forma prática.

Por um lado, não adianta ser o Sheldom da computação, ler todas as RFCs se, ao deparar um problema, não se sabe sentar no computador e resolvê-lo. Temos que saber fazer as coisas, entregar resultados: sentar no computador, programar, dar comandos, errar, depurar, testar, fazer besteira, corrigir a besteira, refatorar e, no fim, entregar!!!

Por outro lado, também não adianta executar comandos sem entender o que eles fazem por baixo dos panos, fazer algo funcionar na hora e gerar problemas gravíssimos no futuro. É preciso entender o que se está fazendo para que a solução seja eficaz e não gere problemas inesperados.

E o mais importante de tudo: aprender na prática é muito mais divertido!

Por que português?

O autor do blog possui um inglês básico :(. Talvez, em um futuro, o blog seja traduzido para o Inglês.

Sites recomendados

Redes sociais